Política
Governo de Alagoas participa do lançamento do Programa Criança Feliz
A coordenadora do Comitê da Primeira Infância de Alagoas, a primeira-dama Renata Calheiros e o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, participaram, nesta quarta-feira (5), da cerimônia de lançamento do Programa Criança Feliz, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A iniciativa do Governo Federal promoverá o desenvolvimento infantil com o fortalecimento de políticas públicas para crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família. Alagoas já está entre os nove estados que possuem ações voltas à primeira infância.
Renata Calheiros avaliou que o lançamento do Programa Criança Feliz dará impulsão ao que está sendo desenvolvido em Alagoas, a exemplo do projeto-piloto em andamento na cidade de Murici e coordenado pelo Comitê Estratégico da Primeira Infância de Alagoas, além do projeto realizado em Arapiraca.
“Desde a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância estamos focados em garantir melhores cuidados a estas crianças, porque entendemos que fazer parte deste momento trará muitas oportunidades de desenvolvimento a uma nova geração de alagoanos. Ganhamos agora um reforço do Governo Federal, que tem o ministro Osmar Terra, um entusiasta do tema, apoiado pela primeira-dama Marcela Temer”, disse Renata Calheiros.
Para o secretário Antônio Pinaud, o projeto-piloto da primeira infância de Alagoas é um investimento acertado e estratégico. “Essa foi uma cerimônia emocionante, que nos deixou ainda mais certos de que o Governo do Estado está cumprindo seu papel para consolidar a formação destas crianças. Estamos em sintonia com o Governo Federal e o programa Criança Feliz, certamente, irá fortalecer as ações que já estamos executando no Estado”, avaliou o secretário.
O Programa Criança Feliz é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e tem como embaixadora a primeira-dama da República, Marcela Temer. Suas ações serão coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.
Um dos pontos fortes do programa serão as visitas domiciliares semanais, com o objetivo de oferecer às famílias mais informação e interação com suas crianças, identificando as oportunidades e os riscos para o desenvolvimento infantil.
O programa já conta com orçamento de R$ 300 milhões e, segundo o MDSA, Arapiraca será uma das cidades beneficiadas por já possuir programa destinado à primeira infância.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
5ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca