Geral
Estudantes de escola estadual vivenciam experiências únicas na Olimpíadas do Conhecimento

Estudantes e dois professores de robótica da Escola Edmilson Pontes vivenciaram uma competição nacional que envolveu sete áreas tecnológicas. Valdir Rocha
A equipe de robótica da Escola Estadual Edmilson Pontes está trabalhando a todo vapor. O projeto que se iniciou na escola em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tomou forma e este ano os alunos foram convidados pelo Sesi a participarem da Olimpíada do Conhecimento, realizada em Brasília.
Durante dois dias, seis estudantes e dois professores da rede estadual vivenciaram pela primeira vez uma competição nacional que envolvia sete áreas tecnológicas, com provas por equipe, avaliações e criação de projetos.
“Eles nos surpreenderam em todos os sentidos. Tiveram apenas 15 dias para se preparar e demonstraram um potencial enorme. Fizemos o convite depois que eles se apresentaram na etapa regional da olimpíada de robótica e é a primeira vez que uma equipe alagoana da rede pública participa”, afirma o coordenador de robótica do Sesi, Eduardo Cerqueira.
Para os jovens que têm entre 13 e 15 anos e saíram do Estado pela primeira vez, a experiência ficará na memória. Afinal, segundo o Sesi, trata-se da maior competição de educação profissional das Américas.
“Adquiri muito conhecimento e não só da área de robótica. Vou levar para a vida toda”, afirma Edson Lucas, de 14 anos.
Já para o jovem Cícero Viana, de 15 anos, o melhor de participar da Olimpíada do Conhecimento foi conhecer novas pessoas e compartilhar ideias. “Eu me senti vitorioso. É a primeira vez que viajo de avião e senti que se eu seguir nesse caminho dos estudos, posso chegar onde eu quiser”, afirma.
Os jovens Manoel Soares, 14 anos, e João Matheus, também participaram. A equipe foi acompanhar os professores Humberto Rodas, de Física, e Paulo Barros, de Química.
“A robótica é bem ampla, desenvolve habilidades em qualquer área e na Olimpíada do Conhecimento ou qualquer outra competição deste nível muda o modo de pensar desses meninos”, afirma Paulo Barros, que trabalha com os alunos da Edmilson Pontes.
Além da participação na Olimpíada do Conhecimento, a escola ainda foi contemplada com mais um kit, uma mesa, um tapete e notebook doados pelo Sesi.
Robótica nas escolas
Por uma nova Educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contemplou, em 2016, cinquenta escolas com kits de robótica e ofereceu formações para os professores da rede estadual. O intuito é desenvolver habilidades em todas as áreas e deixar as aulas mais atrativas para os estudantes.
Além da Escola Edmilson Pontes, há outras unidades que vêm se destacando na robótica, como a Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos.
Entre os dias 23 a 25 de novembro, haverá a primeira Mostra de Robótica da rede estadual de Alagoas, a ser realizada no Encontro Estudantil, no Cepa.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


