Geral
Cazaquistão propõe rebatizar capital com nome do presidente
Deputados e senadores do Cazaquistão propuseram nesta quarta-feira (23), durante uma sessão parlamentar conjunta, perpetuar o nome do atual presidente, rebatizando a capital do país.
Alguns integrantes do parlamento cazaque querem mudar o nome de Astana (“capital”, em cazaque), pelo de Nursultan ou Nazarbayev para homenagear a atuação do líder durante os 25 anos de mandato.
“Astana pode ser renomeada e ter o nome de seu primeiro presidente, de seu criador, de seu fundador”, disse o congressista Kuanysh Sultanov, encarregado de ler a “Declaração do 25º aniversário da Independência do Cazaquistão” no parlamento.
“O dinheiro (que custaria para mudar o nome) seria gasto por uma boa causa, para a formação da identidade nacional e da história do Estado”, opinou o parlamentar.
Nazarbayev, encarregado de aceitar ou rejeitar este tipo de medida, já negou uma proposta similar no 20º aniversário da independência do país. O chefe de Estado cazaque, de 76 anos, propiciou em 1998 a mudança da capital de Almaty, a maior cidade do país, para Astana.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2FUTEBOL
Ídolo no Inter e com passagens por Santos, seleção e Japão, Leandro Damião dá adeus ao futebol
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4ASSEMBLEIA
Cibele Moura denuncia feminicídio e cobra mais respeito às mulheres
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma


