Geral

Empresários participam de Oficinas do Plano de Desenvolvimento Estadual, em Arapiraca

24/11/2016
Empresários participam de Oficinas do Plano de Desenvolvimento Estadual, em Arapiraca
Técnicos da Sedetur nas oficinas participativas previstas na construção do Plano de Desenvolvimento Estadual de Alagoas. Divulgação

Técnicos da Sedetur nas oficinas participativas previstas na construção do Plano de Desenvolvimento Estadual de Alagoas. Divulgação

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) deram continuidade, nesta quarta-feira (23), às oficinas participativas previstas na construção do Plano de Desenvolvimento Estadual de Alagoas (PDE). Dessa vez, o encontro aconteceu em Arapiraca, na sede do Sebrae, com o intuito de ouvir os atores locais da região do Agreste.

Elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Ministério da Integração Nacional (MI), o plano prevê a elaboração de um diagnóstico preliminar de cada região do Estado, definindo as prioridades locais com a apresentação de diretrizes e propostas.

Nessa fase, as oficinas buscam identificar os problemas e potencialidades da região, apresentando as principais instituições e indicadores como urbanização, educação, expectativa de vida, indicadores de saúde, dentre outros, que subsidiaram as oficinas.

De acordo com o empresário e vice-presidente da Federação de Associações Comerciais de Alagoas (Feder), Régis Albuquerque, as capacitações permitem a integração entre os empreendedores, o Governo do Estado e entidades federais.

“Este momento é muito importante, pois temos uma diversidade de atores locais e pessoas envolvidas no desenvolvimento do Estado. Nesse sentido, os planos estratégicos precisam ser feitos no campo, em contato direto com o público e ouvindo nossas necessidades, para que os resultados tenham efeitos reais no nosso cotidiano”, afirma Albuquerque.

Durante as oficinas, os participantes levantaram, ainda, sugestões e prioridades para os segmentos de Cultura, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

Os próximos encontros regionais acontecem em Maragogi e Delmiro Gouveia, nos dias 24 e 29, respectivamente.

Além das oficinas, foram realizadas entrevistas com lideranças e uma pesquisa on-line, dividida em 11 perguntas objetivas, que servem para orientar a elaboração de um instrumento para o alinhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O link para pesquisa está disponível no site da sedetur.