Geral
Governo de Alagoas garante acordo histórico entre Casal e Eletrobras

Renegociação da dívida entre os órgãos irá garantir maior aplicação de recursos na prestação de serviços hídricos e energéticos em Alagoas Fotos de Ivo Neto
O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, mediou, nesta sexta-feira (25), acordo histórico para renegociação da dívida de R$ 252 milhões da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) com a Eletrobrás Distribuição Alagoas, assinado pelos presidentes das instituições Vladimir de Abreu e Clecio Falcão.
O acordo envolve passivos de períodos anteriores, faturas pendentes dos anos de 2014 e 2015 e débitos provenientes de parcelas negociadas em 2008 que não foram pagas e que vão ser equalizados em pagamentos mensais de R$ 1,6 milhão ao longo de 20 anos.
As discussões foram iniciadas ainda em 2015 pela Secretaria da Fazenda junto à direção da Eletrobras no Rio de Janeiro, que aceitou assinar o acordo desde que o Tesouro Estadual se comprometesse a garantir o pagamento das parcelas caso houvesse algum descumprimento por parte da Casal.
“A Eletrobras aceitou as condições financeiras do acordo desde que o Estado desse garantia à operação, o que gerou a necessidade de adoção de uma série de medidas, a exemplo da aprovação da Lei nº 7.807/2016 na Assembleia Legislativa e do registro da operação no Tesouro Nacional”, explicou Santoro, acrescentando que o acordo figura entre os maiores já celebrados pela Eletrobras em todo o País.
O presidente da Casal, Clécio Falcão, destacou o acordo como um passo significativo em direção à recuperação econômica dos órgãos, duas empresas de atuação significativa em Alagoas que não poderiam continuar com conflitos e ações judiciais que emperram o desenvolvimento destas e do Estado.
Já o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu, frisou que, com a recuperação dos valores devidos por meio do acordo, a Eletrobras conseguirá fazer novos investimentos em Alagoas para aperfeiçoar a distribuição energética e melhorar a prestação dos serviços para a população.
“Com os recursos oriundos deste acordo, nos comprometemos a fazer novos investimentos. As áreas técnicas vão sentar para que a gente priorize os recursos nas áreas onde a Casal tem deficiência na qualidade da energia e, assim, melhorar o abastecimento hídrico e energético no estado”, garantiu.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º


