Geral
‘Fidel era como um irmão mais velho’, afirma Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (26) que o cubano Fidel Castro, morto ontem aos 90 anos de idade, era como “um irmão mais velho”. “Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança”, disse Lula em um texto publicado na internet. “Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania”.
Lula contou que conheceu pessoalmente Fidel em julho de 1980, em Manágua, na Nicarágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da Revolução Sandinista.
“Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos.
Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei”, confessou Lula. “Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo. Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro”, escreveu o petista.
Fidel Castro morreu às 22h29 de sexta-feira (25), aos 90 anos de idade, em Cuba. Seu corpo será cremado neste sábado, mas o governo cubano agendo para 4 de dezembro o funeral do ex-presidente. (ANSA)
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


