Política
Em carta, Marina Silva pede que Temer renuncie
A líder ambientalista da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, divulgou uma carta na última quinta-feira (22) pedindo a renúncia do presidente Michel Temer.
Citando versos do poeta português Fernando Pessoa, ela deixou claro o recado em sua frase final: “Abdica, e sê rei de ti mesmo”. Ainda com referências literárias, a ex-ministra e ex-candidata à Presidência citou trecho do livro “Rei Lear”, de William Shakespeare: “Quem não tem grandeza para abrir mão de ser rei quando já perdeu a majestade, induz à total insurgência, aquela em que o sujeito insurgiu-se contra tudo e contra todos, inclusive e sobretudo contra si mesmo”, escreveu Marina em um artigo publicado na web.
De acordo com ela, “nestes momentos, que a moda é chamar de ‘estranhos e difíceis’, a maior dificuldade vem da estranheza que sentimos com impotência da política. Ao invés de ser instrumento para nos ajudar a resolver os problemas, a política tornou-se uma fonte geradora de mais e maiores problemas. A política, ao que parece, envelheceu sem sabedoria”.
“Em algum ponto perdeu-se o ideal, deixou-se de ouvir o chamado, e a maior parte da geração que está no poder parece irremediavelmente perdida. Mas ainda nos reencontraríamos se, num momento de sabedoria, ouvíssemos o chamado do bobo shakespeariano que também ecoa nos versos de Pessoa: ‘abdica, e sê rei de ti mesmo'”, insinuou a ex-senadora, sem citar em nenhum momento do texto o atual presidente, Michel Temer.
Marina Silva apareceu nas últimas pesquisas de opinião como o nome favorito para as eleições presidenciais de 2018. Ela detém a maior chance de vencer no segundo turno, inclusive contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em todos os cenários. Contra Lula, ela conseguiria derrotá-lo com 9 pontos na frente.
Já contra Aécio Neves, principal aposta do PSDB, a vitória teria 11 pontos na frente, de acordo com o Instituto Datafolha. Ontem, durante café da manhã com jornalistas, Temer afirmou que “não pensa em renúncia” e que vai recorrer caso o TSE casse sua chapa nas últimas eleições. (ANSA)
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º



