Cidades
Semarh propõe pacto para uso racional da água em União dos Palmares

Com o atual cenário de precariedade no abastecimento, o secretário Alexandre Ayres vai celebrar alguns pactos em conjunto com a prefeitura, a exemplo de um programa de uso racional da água e proteção aos mananciais. Fotos: Ascom/Semarh
A deficiência no abastecimento hídrico em de decorrência do baixo nível do Rio Mundaú somada à falta de chuvas, vem causando uma série de transtornos aos moradores de União dos Palmares. Para contornar esta situação e propor soluções, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu na manhã desta sexta-feira (6) com a nova gestão municipal.
O secretário Alexandre Ayres, durante o encontro com o prefeito Areski de Freitas e sua equipe de administração, fez algumas ponderações acerca de um planejamento necessário para não aguardar apenas a chegada das chuvas.
“O Governo de Alagoas tem ressaltado a importância de planejar para no futuro não sofrer com a falta de água. Não adianta esperar as chuvas para resolver o problema enfrentando pela população de União dos Palmares”, argumentou o secretário.
Com o atual cenário de precariedade no abastecimento, o secretário Alexandre Ayres vai celebrar alguns pactos em conjunto com a prefeitura, a exemplo de um programa de uso racional da água e proteção aos mananciais.
O secretário justifica que é imprescindível acabar com o uso desregulado da água e citou que as irrigações podem ser feitas durante o período noturno, prezando pela concentração do uso da água para abastecimento humano.
Finalizada a reunião, o secretário Alexandre Ayres visitou a estação de captação de água.
Nova agenda
Ficou agendado para a próxima sexta-feira (13) um novo encontro em União dos Palmares. Desta vez, o consultor da Semarh, o professor e doutor em Recursos Hídricos, Valmir Pedrosa, vai apresentar métodos para solucionar o conflito pelo uso da água.
A proposta é estimular um acordo de cooperação entre os usuários de água, a exemplo de irrigantes, indústrias, empresas e Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
4FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
5GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023


