Brasil
Renan Filho visita Palmeira na terça para minorar grave problema hídrico no município
O governador Renan Filho (PMDB) visita Palmeira dos Índios na próxima terça-feira, às 9h, onde vai ver de perto o grave problema de falta d’água que assola o terceiro maior município de Alagoas.
A assinatura das Ordens de Serviços das obras emergenciais de abastecimento de água para o município de Palmeira dos Índios acontecerá na Praça da Independência.
A informação é do prefeito Júlio Cezar (PSB) que disse ainda que o governador vai promover 5 ações de seu governo para ajudar a diminuir o sofrimento da população que sem ter como abastecer seus imóveis se socorrem de carros pipas que nessa época cobram por cada 1000 litros de água a bagatela de R$30 a R$50.
Na última quinta-feira (12), vários setores estiveram reunidos durante todo o dia, para discutir o colapso hídrico instalado em Palmeira dos Índios. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Júlio Cezar.
O presidente da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) Clécio Falcão, disse que dentro de 30 dias entrega o sistema que vai captar água do poço de sucção da Estação de Tratamento de Água (ETA), de Estrela de Alagoas, e aduzir a água até o povoado de Canafístula.
Outra obra que a Casal está iniciando é a transposição da barragem do sistema Caçamba para o sistema Carangueja, de onde vai sair a água direto para o poço de sucção da elevatória de água bruta da Carangueja. O objetivo é aproveitar a adutora da Carangueja para usar a água do Caçamba. Ela deverá ficar pronta em sessenta dias.
Obras emergenciais
Segundo Julio Cezar (PSB) o governador vai assinar a ordem de serviço para a ampliação da captação da água da barragem da Caçamba para a Estação Caçamba que atualmente está em 30% de sua capacidade e vai passar para 60% com as obras a serem executadas.
Além desta ordem de serviço, o governador vai destinar através da CASAL água da Barragem do Bálsamo via Estrela de Alagoas para abastecer o Distrito de Canafístula de Frei Damião, o maior povoamento do município que está sem água nas torneiras há quase 30 dias.
O governador Renan Filho também vai autorizar a perfuração de 5 poços de alta vazão na zona urbana da cidade, numa ação emergencial que visa abastecer a população urbana palmeirense enquanto as obras para que a Barragem do Caçamba sejas finalizadas.
A recuperação de poços construídos pelo DNOCS que estão há anos sem manutenção será outra ação do governo Renan Filho a pedido de Julio Cezar (PSB). Alguns destes poços também estão instalados na zona urbana e deverá ajudar no abastecimento à população.
A operação pipa “Água é vida” também será retomada e desta vez ampliada da zona rural para a zona urbana, numa ação inédita que contará com o apoio da CASAL e da Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas.
Segundo Julio Cezar (PSB) essas ações emergenciais irão ajudar a minorar o problema da falta d´água que é crônico no município enquanto o governo trabalha nas obras que irão dar a Barragem da Caçamba (que hoje está cheia) condições para abastecer Palmeira dos Índios.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar