Geral
Pequim vai defender seus direitos no Mar da China
Pequim está decidido a defender seus direitos no Mar da China meridional, afirmou o ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (24), um dia após o novo governo americano lançar uma advertência sobre esta zona altamente estratégica.
“A soberania da China sobre as ilhas da China meridional e suas águas adjacentes é indiscutível”, afirmou aos jornalistas o porta-voz do ministério, Hua Chunying.
“A China está decidida a salvaguardar seus direitos e interesses”, enfatizou, depois que o novo porta-voz da presidência americana, Sean Spicer, advertiu que Washington vai proteger seus interesses nas águas internacionais do Mar da China meridional.
A ação da China na região provoca instabilidade no sudeste asiático. A China culpa os EUA de incentivar problemas no Mar do Sul da China, um canal marítimo vital pelo qual mais de 5 trilhões de dólares em comércio são transportados anualmente.
Em julho de 2016, o Tribunal Internacional de Haia tomou uma decisão em favor das Filipinas na disputa sobre o mar do sul da China. A Corte Permanente de Arbitragem (CPA) concluiu que China não tem base legal para reclamar “direitos históricos” sobre a maior parte das águas do Mar da China Meridional, segundo a France Presse.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

