Geral
Estado reativará atividades do Lifal para retomar produção de remédios

Laboratório Farmacêutico de Alagoas deve ser reestruturado com parceria público-privada, diz governador (foto: Divulgação)
O Laboratório Farmacêutico de Alagoas (Lifal) será reativado. A informação é do governador Renan Filho, que prometeu viabilizar o laboratório que já chegou a produzir uma variedade de 28 medicamentos e a gerar por volta de 300 empregos.
Hoje, o Lifal está praticamente sem produção, com funcionamento apenas na parte administrativa.
Entretanto, adianta o governador, a gestão do Lifal vai acontecer por meio de Parceria Público-Privada (PPP), como acontece em outros Estados da Federação.
“Vamos reativar o Lifal em Parceria Público-Privada como fizeram os maiores laboratórios do país. O Brasil e um Estado pobre como Alagoas não têm como ter hoje a patente dos principais remédios”, justificou o governador.
Renan Filho acrescenta que os grandes laboratórios vivem uma verdadeira guerra por patentes de medicamentos. “Estados pequenos como Alagoas não podem entrar nessa briga, mas o paciente alagoano necessita do medicamento de acesso fácil”, complementa “É preciso trazer a iniciativa privada para fazer uma PPP. O Ministério da Saúde, a partir daí, compra os medicamentos e a gente vai faturar no Lifal, gerar emprego e pôr o laboratório para produzir”, completou o governador.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


