Geral
Homem recebe transplante facial em cirurgia inovadora e histórica de 56 horas
A ideia de que, por pior que seja uma circunstância, todos na vida merecem e podem receber uma segunda chance ganha uma perspectiva impressionante quando olhamos a história do americano Andy Sandness. Aos 31 anos, Andy acaba de passar por uma cirurgia que durou 56 horas e exigiu uma equipe de 60 pessoas para realizar um incrivelmente bem sucedido transplante facial.

10 anos atrás, porém, Andy tentou tirar a própria vida. Apesar de ter sobrevivido, o gesto destruiu seu rosto, deixando-o praticamente sem nariz, boca e mandíbula aos 21 anos. Na época, em 2006, Andy passou por 8 cirurgias reparatórias, que o salvaram mas pouco puderam fazer sobre sua boca e mandíbula.

Andy recebeu uma prótese de nariz, mas tinha de se alimentar em pequenos pedaços, os quais precisavam ser chupados para que ele pudesse se alimentar.

Em 2012, no entanto, a clínica onde era paciente sondou seu interesse em participar de um novo procedimento, justamente de transplante facial. “Quando você tem a aparência que eu tinha e vivia como eu vivia, você se agarra ao menor sinal de esperança. E essa era a cirurgia que me faria voltar a ser normal”, ele disse.
Foram necessários três anos de treinos e preparações e mais um tempo de espera até encontrar um doador. Em junho de 2016 Andy recebeu a notícia de que a cirurgia enfim seria realizada.

Por três semanas após a longa cirurgia, Andy foi proibido de se olhar no espelho. Em dezembro ele voltou à clínica para um último pequeno procedimento, e enfim sua vida começou a retomar a normalidade.

Para muito Para muito além da aparência, hoje Andy pode sentir cheiros, respirar normalmente, mastigar e se alimentar de todo tipo de comida.

Sua maior alegria, segundo ele, é para a maioria de nós algo mundano e desapercebido: voltar a ser anônimo, e poder frequentar qualquer lugar sem que os olhares alheios o lembrem o tempo todo da tragédia que atravessou.

Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA



