Política
Escândalo da Odebrecht chega ao presidente do Peru
A procuradora destacada para investigar supostas irregularidades cometidas pela empreiteira brasileira Odebrecht no Peru, Katherine Ampuero, pediu à Procuradoria-Geral a abertura de um inquérito preliminar contra o presidente Pedro Pablo Kuczynski.
Segundo ela, o objetivo é apurar aportes suspeitos feitos pela construtora na empresa Latin America Enterprise, que seria vinculada ao chefe de Estado. Além disso, um relatório da Unidade de Inteligência Financeira (UIF) revelou doações da Odebrecht durante a campanha eleitoral do ano passado.
Diversos candidatos teriam sido beneficiados, inclusive Kuczynski. Já o governo criticou o pedido da procuradora, a quem acusa de se basear em matérias jornalísticas, e sugeriu “correções” em sua atuação.
Além do Brasil, onde é investigada pela Operação Lava Jato, e do Peru, a Odebrecht está envolvida em inquéritos em diversos países da América Latina, como Argentina, Equador, Colômbia, Venezuela e Panamá.
Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro, um ex-funcionário da empresa, Hilberto Mascarenhas, contou que o “departamento de propinas” da construtora movimentou quase US$ 3,4 bilhões entre 2006 e 2014.
Desse total, entre 80% e 85% foram destinados ao exterior.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral