Política
Mais de 80 por cento dos prefeitos de Alagoas prestigiaram Renan Calheiros, em reunião da AMA
Em um evento que reuniu mais de 300 pessoas entre prefeitos, vices, vereadores, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, a Associação dos Municípios Alagoanos, ao lado do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, discutiu projetos e soluções para os municípios alagoanos, nesta segunda-feira.
O encontro ainda contou com a presença dos ministros do Turismo, Marx Beltrão, e da Integração Nacional, Helder Barbalho, além do governador Renan Filho.
“A AMA não medirá esforços para oferecer o apoio que o município precisa. Sabemos que existem muitas dificuldades, principalmente as provocadas pela instabilidade econômica. É por isso que precisamos tanto, ainda, de projetos e recursos, principalmente os federais. Mas somos fortes! Unidos somos ainda mais! Essa turma que está aqui, senador, ministros, quer trabalhar, quer dar respostas à sociedade que acreditou em cada um, na hora que saiu de casa e foi votar”, afirmou o presidente da AMA, o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley.
Os prefeitos de Capela, Adelmo Calheiros e de Dois Riachos Ramon Camilo classificaram a reunião como um marco. “Foi uma demonstração de respeito a AMA” e “uma prova de que a Entidade está no caminho certo, na discussão dos nossos problemas”, destacaram os dois prefeitos .
O senador Renan Calheiros lembrou de pleitos dos municípios alagoanos, que conseguiu que fossem atendidos pelo presidente Michel Temer, a exemplo dos recursos da repatriação que permitiu que muitos prefeitos fechassem as contas, evitando um agravamento da crise nos municípios. “Temos obras em todos os municípios de Alagoas”, afirmou senador.
HOMENAGEM AO LÍDER – Por suas ações em defesa dos municípios e do municipalismo, o senador Renan Calheiros foi homenageado pela AMA e pela Confederação Nacional, a CNM. Em nome das duas entidades, o 2° secretário da CNM, Marcelo Beltrão destacou as conquistas dos últimos anos, como o aumento extra de 1% do FPM e a distribuição dos recursos da repatriação.
“A presença dos ministros é muito importante. O Turismo, por exemplo, gera emprego, diversifica nossa economia. Por outro lado, o auxílio contra os efeitos da seca vem através do Ministério da Integração Nacional, que permite que a gente faça obras estruturantes para ajudar Alagoas. Alagoas está de pé, ajudando os municípios a se desenvolver, reunindo as condições necessárias para investir naquilo que os municípios precisam”, afirmou o governador.
Dentro desta agenda positiva de ações propostas, estão a perfuração de poços, avanço do Canal do Sertão, operação carro-pipa, adutoras do Alto Sertão, Bacia Leiteira e de Estrela de Alagoas. São obras tocadas pelo Governo de Alagoas, algumas com apoio financeiro do Governo Federal, que mostram a presença do Estado nos municípios, inimizando os efeitos da estiagem prolongada. Sem contar as obras de abastecimento de água tocadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em todas as regiões.
O governador confirmou que o Estado vai firmar convênio de R$ 1 milhão para a elaboração de projetos. É a primeira vez que o Governo de Alagoas estabelece uma parceria institucional para criar um banco de projetos para servir os municípios.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
2NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
3DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
4LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia
-
5MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos