Alagoas
Governador e ministro lançam o Criança Feliz em Alagoas nesta quarta-feira (22)


Primeira-dama Renata Calheiros coordena o Comitê da Primeira Infância de Alagoas e é interlocutora com o Governo Federal em relação ao programa Criança Feliz. Ascom
O governador Renan Filho e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, lançam nesta quarta-feira (22) o Programa Criança Feliz em Alagoas. A solenidade acontece a partir das 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
O Criança Feliz tem como metas principais o fortalecimento das famílias nas funções de cuidado, proteção e educação das crianças; o desenvolvimento de estratégias intersetoriais visando integrar, ampliar e fortalecer as diversas políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias; a promoção de ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância e apoio às famílias adotando, entre outras estratégias, as visitas domiciliares.
O Estado de Alagoas teve um dos maiores índices de adesão ao programa registrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) entre os municípios considerados elegíveis. Dos 86 municípios alagoanos aptos a receber o programa, 84 realizaram todos os procedimentos, o que representa 97% de adesão.
Na avaliação do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, essa adesão em massa demonstra a importância dada pelos gestores municipais às políticas públicas voltadas para primeira infância em Alagoas.
“Estamos em um momento decisivo para o futuro de Alagoas. É preciso investir agora na primeira infância, sob o risco de comprometermos o desenvolvimento das nossas crianças e, por consequência, do nosso Estado. O Governo de Alagoas trata a criança como prioridade. Já trabalhamos essa temática com o projeto-piloto da Primeira infância, instalado em Murici no ano passado, e agora vamos receber o reforço do Criança Feliz. Temos uma expectativa enorme com relação aos resultados do programa, aliado às ações do Estado”, disse Pereira.
A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, que coordena o Comitê da Primeira Infância de Alagoas, e é interlocutora com o Governo Federal, em relação ao programa Criança Feliz, disse que a ação federal trará um reforço importante para os cuidados com as crianças alagoanas.
“Usamos diretrizes similares, seguindo padrões mundialmente de cuidados com a primeira infância, além de adotarmos a intersetorialização. O Criança Feliz chega no momento importante para formação das futuras gerações”, disse Renata Calheiros.
Multiplicadores
No mês de fevereiro, o Estado sediou a capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz em Alagoas, Paraíba, Sergipe e Maranhão. Nos 10 dias de curso, os multiplicadores foram preparados para orientar as famílias assistidas pelo programa, incentivar atividades lúdicas que aproximem as crianças e seus cuidadores e despertem estímulos cognitivos, além de estratégias para o funcionamento das visitas domiciliares previstas pelo programa.
Durante a capacitação, os multiplicadores receberam a visita do governador Renan Filho e da primeira-dama Renata Calheiros, que lembraram o papel fundamental de cada um no sucesso do programa. “Eu acredito que promover o desenvolvimento da primeira infância é fundamental para que o país possa avançar mais rápido”, disse Renan Filho na ocasião.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5NA PRISÃO
Collor recebe proposta de emprego com salário mínimo para reduzir pena, diz portal