Geral
Flexa Ribeiro defende PEC que veda nomeação de filiados a partidos na Justiça Eleitoral
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) defendeu nesta terça-feira (4) a aprovação de proposta de emenda à Constituição apresentada por ele para evitar que pessoas ligadas a partidos sejam designadas como membros de tribunais e juntas eleitorais. De acordo com a PEC 4/2017, os integrantes da Justiça Eleitoral não poderão ter tido filiação partidária nos dois anos anteriores à posse no cargo ou ao início do exercício da função.
O senador disse serem notórios os casos de pessoas que atuaram como advogados de partidos e acabam designadas para a Justiça Eleitoral. Para ele, não é possível afirmar que esses juízes ajam de maneira desonesta. Para garantir a imparcialidade nos julgamentos, no entanto, é preciso impor limites, já que esses profissionais serão responsáveis por resolver as controvérsias eleitorais e partidárias.
— Casos suspeitos de parcialidade e de atrelamento político por parte de alguns membros da Junta Eleitoral depõem contra a credibilidade desse ramo do Judiciário. Quero deixar claro que não estou, aqui, levantando conjectura de desvirtuamento da Justiça Eleitoral, contudo existem casos de anomalia que precisam ser corrigidos.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió


