Alagoas
Governo de Alagoas já construiu quase 12 mil m² de passeio em grotas da capital


Crianças brincam em grota beneficiada com o Pequenas Obras, Grandes Mudanças; situadas ao longo de toda a capital, grotas já tiveram execução de quase 12 mil m² de passeio. Thiago Sampaio
Pouco a pouco, o significado de mobilidade vai ocupando um novo espaço de representatividade nas comunidades de Maceió. Se antes a entrada e saída das grotas eram dificultadas pela ausência de segurança e infraestrutura, hoje os trajetos foram recuperados e contam ainda com o apoio da construção de equipamentos urbanos, por meio do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, do Governo de Alagoas.
Situadas ao longo de toda a capital, as grotas já foram beneficiadas com a execução de quase 12 mil m² de passeio. Com a circulação de pessoas agora otimizada e a acessibilidade mais próxima da população, os moradores têm ainda condições de mobilidade ampliadas com a construção de 6.343,19 metros lineares de escadarias e mais de 11 mil metros lineares de corrimão.
É o que acontece com Monica Brito, moradora da grota do Alto da Boa Vista, no bairro Jardim Petrópolis. Foi lá que a construção de mais de 1400 m² de passeios e 237 metros lineares de escadaria, além da implantação de equipamentos urbanos complementares, trouxe uma nova realidade para a comunidade, que há mais de 30 anos não recebia investimentos do poder público.
“Se no tempo seco era quase impossível subir essas escadarias, imagina quando chovia. A gente ficava praticamente ilhada, muitas crianças perdiam aula, a população faltava consultas médicas e até mesmo dias de trabalho. Hoje a comunidade vive como se fosse praticamente um sonho, a gente olha e não consegue acreditar que temos escadarias, pontilhões, passeios. Agora temos orgulho de dizer que vivemos na grota do Alto da Boa Vista”, comemora Monica Brito.
Nos períodos de chuva, a segurança nos deslocamentos também está sendo garantida. Prova disso é que até o momento, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças já se dedicou a implementar nas comunidades mais de 3.600 metros lineares de canaleta e aproximadamente 5 mil metros lineares de meio-fio para escoamento adequado das águas pluviais. Em paralelo a estes serviços, foram concluídos também 1.243,13 metros de muro de contenção e 141,35 metros de pontilhões.
Perspectivas do programa
Em menos de um ano de atuação, o programa já atende 22 grotas da capital alagoana, sendo três delas entregues e outras 19 em fase de execução. A ideia é que, até o final da gestão, as atividades do Pequenas Obras, Grandes Mudanças sejam ampliadas para todas 76 grotas da capital alagoana, como explica o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
“Uma vez restabelecido o padrão de infraestrutura dos trajetos e incorporado mobilidade urbana no cotidiano dos mais de 250 mil moradores das comunidades de Maceió, o Estado consegue elevar a qualidade de vida da população. Desde o início, este tem sido um dos pilares da gestão do governador Renan Filho: resgatar a dignidade de todos os alagoanos”, pontua o secretário.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5NA PRISÃO
Collor recebe proposta de emprego com salário mínimo para reduzir pena, diz portal