Geral
Coreia do Norte diz que lançamento de míssil foi primeiro passo de ação militar no Pacífico

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, reage após lançamento de míssil Hwasong-14 KCNA/via REUTERS
Foto: Reuter
Coreia do Norte disse que lançou um míssil balístico de alcance intermediário nesta semana para se contrapor aos exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, e que o lançamento foi o primeiro passo de uma ação militar no Pacífico para “conter” o território norte-americano de Guam. O líder norte-coreano, Kim Jong Un, ordenou que o lançamento fosse conduzido pela primeira vez da capital, Pyongyang, e disse que mais exercícios tendo o Pacífico como alvo são necessários, relatou a agência de notícias estatal KCNA nesta quarta-feira.
“O atual exercício de lançamento de míssil balístico como uma guerra real é o primeiro passo da operação do EPC (Exército Popular da Coreia) no Pacífico e um prelúdio significativo para conter Guam”, disse Kim, segundo a KCNA.
Neste mês Pyongyang ameaçou disparar quatro mísseis no mar próximo de Guam, que abriga uma grande presença militar norte-americana, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a Coreia do Norte enfrentaria “fúria e fogo” se ameaçasse seu país.
Em um comunicado, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) disse na terça-feira ser de “vital importância” que a Coreia do Norte adote ações imediatas e concretas para reduzir as tensões e pediu que todos os Estados implantem as sanções da ONU.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º


