Política
Renan prestigia reabertura do Theatro Sete de Setembro em Penedo
Primeira casa de espetáculos de Alagoas, o Theatro Sete de Setembro, no município de Penedo, foi reaberto ao público na noite desta sexta-feira, 15, depois de uma reforma que durou pouco mais de dois anos. Inaugurado em 1884, o velho teatro após a reforma passa a ser o mais moderno de Alagoas. Um dos grandes responsáveis pela liberação dos recursos para a reforma, o senador Renan Calheiros, esteve presente na solenidade.
Foi o senador Renan Calheiros quem conseguiu inserir a cidade de Penedo no PAC das Cidades Históricas, o que assegurou investimentos de mais de R$ 20 milhões em diversas obras, como a requalificação urbanística do Largo de São Francisco, da Marina Pública, do Theatro Sete de Setembro, da Biblioteca de Penedo, do Circulo Operário, entre outras obras, algumas já concluídas pela prefeitura e outras que estão sendo executadas pelo Iphan.
“Tenho imenso orgulho de ter articulado a inclusão dessa obra, tão importante para nossa história, entre os projetos beneficiados pelo PAC das Cidades Históricas. O teatro é o mais antigo de Alagoas, com essa restauração feita pelo Iphan, prefeitura de Penedo e o governo do Estado com recursos federais que garantimos em Brasília, essa bela casa passa a ser a mais moderna e é um marco para o nosso estado que completa 200 anos”, disse Renan.
O projeto de restauração do Theatro Sete de Setembro foi elaborado pela Prefeitura de Penedo e executado pelo Iphan. Foram investidos R$ 4 milhões nas obras, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. O coroamento dessa grande reforma foi com a apresentação do maestro Eduardo Lages [regente de Roberto Carlos] e das cantoras Joana e Rosemary, dois grandes nomes da Música Popular Brasileira.
A solenidade foi prestigiada ainda pelo governador Renan Filho; ministro do Turismo, Marx Beltrão; prefeito de Penedo, Marcius Beltrão; vice-prefeito Ronaldo Lopes; deputados João Beltrão e Jô Pereira; secretários do município, vereadores, além da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio e do coordenador Nacional do PAC Cidades Históricas do Ministério da Cultura, Róbson Almeida.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios
-
5EVENTO
Fernanda Torres vai com o filho Antonio ao Festival de Veneza: 'Andiamo', escreveu ela