Política
Grupo situacionista em Arapiraca poderá implodir em 2018
As eleições proporcionais em 2018 em Alagoas será uma das mais difíceis mesmo para quem vai para a releição e, sobretudo para os novos postulantes sem experiencia politica, liderança e serviços prestados a comunidade. O voto livre será muito bem disputado no segundo colégio eleitoral do Estado que está com um volume considerável de pré-candidatos a deputado estadual e federal .
Além do descrédito e desgastes de muitos políticos com o envolvimento em operações de combate a corrupção e a improbidade administrativa através de investigações do Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Para esses políticos será difícil mesmo conquistar o volume de votos necessários para se eleger, após a aprovação da reforma politica.
Os postulantes à Câmara dos Deputados terão que conseguir 160 mil votos para fazer o primeiro eleito da coligação. Quanto aos postulantes a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), estima-se que terão que conseguir acima de 56 mil votos para fazer o primeiro deputado da coligação.
Para a eleição de 2018 o quociente eleitoral (resultado dos votos de uma divisão) deverá aumentar em relação ao pleito de 2014.Na última eleição os campeões de votos em 2014 foram JHC -(PSB)135.929 votos, para deputado federal e Rodrigo Cunha (PSDB) 60.756 votos para deputado estadual. Sua votação foi expressiva em Maceió, em Arapiraca obteve pouco mais de 8 mil votos.
Rodrigo Cunha ainda não definiu se vai disputar a reeleição ou disputar uma das vagas para a Câmara dos Deputados. Em Arapiraca o deputado estadual Severino Pessoa (sem partido) já anunciou que vai disputar um mandato de deputado federal. Pessoa é aliado do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) domina duas principais secretarias municipais educação e saúde e a esposa a vice-prefeita Fabiana Pessoa deve disputar um mandato de deputada estadual.
Implosão do grupo situacionista
Com o volumoso número de pré-candidatos a Assembleia Legislativa Estadual com pré-candidatos privilegiados a exemplo da vice-prefeita Fabiana Pessoa (PSC) e do filho do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) Moacir Teófilo Neto, poderá ocorrer uma implosão no grupo situacionista na disputa pelo uso da máquina administrativa para fins eleitorais.
Os demais pré-candidatos do grupo do prefeito Rogério Teófilo, são; Breno Albuquerque (PDT) filho do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque e possivelmente Aurélia Fernandes (PSB). A Justiça Eleitoral deve ficar atenta as manobras políticas em 2018 no Centro Administrativo. Evidentemente, o gestor vai usar a máquina administrativa para tentar eleger o filho para conquistar o primeiro mandato da sonhada carreira politica iniciando pela Casa de Tavares Bastos.
Essa pratica politica foi usada pelo então prefeito Severino Leão há décadas passadas para eleger o irmão, Demuriez Leão deputado Estadual. Essa pratica foi usada também pela ex-prefeita Célia Rocha (PTC) para eleger o filho, Daniel Rocha vereador por Arapiraca. A Justiça Eleitoral deve está bem atenta a essas manobras do poder público nas eleições 2018 em todo o Estado e particularmente no segundo colégio eleitoral do Estado a cidade de Arapiraca.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios