Brasil
Arsal encerra ano com fiscalização no abastecimento de água de Arapiraca
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), por meio da Gerência de Saneamento Básico, realizou a última fiscalização técnica-operacional do ano no município de Arapiraca, nos dias 14 e 15 deste mês. Os técnicos do setor também se reuniram com a gerência da Companhia de Saneamento (Casal), responsável pela Unidade do Agreste.
Segundo o gerente de Saneamento da Arsal, Antonio de Padua, a equipe da Casal apresentou os planos de investimentos já anunciados pelo governador Renan Filho, um aporte em torno de R$ 20 milhões para investimentos na melhoria do abastecimento de água de Arapiraca.
“Em 2017 observamos a recuperação financeira e as melhorias implantadas pela Casal em todo o Estado. Paralelamente, podemos afirmar que o trabalho de fiscalização realizado pela Arsal surtiu efeitos positivos para a população dos municípios onde o saneamento é regulado, com a resolução das não conformidades apontadas nas fiscalizações e melhor aplicação de recursos para investimentos no próprio sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, destacou o gerente. Outra iniciativa da Arsal foi o desenvolvimento de jogos online com temáticas educativas voltadas para o ensino das crianças sobre a importância da economia de água. Especialistas da Arsal informaram que o contrato para o desenvolvimento dos jogos foi vencido pela empresa Jogos Friv , que apresentou na licitação um conceito de série de jogos online em que as crianças aprendem, de forma nativa e lúdica, a amar e preservar a natureza, os rios, os lagos e a tratar a água potável com cuidado. O projeto de desenvolvimento dos jogos online é financiado pela Arsal com recursos do orçamento público.
Após a reunião, os técnicos da Agência Reguladora seguiram para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguá Agreste, em Arapiraca, onde analisaram a qualidade da água fornecida à população. Durante a fiscalização, a equipe pontuou que a ETA está operando com um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), que possibilita a apresentação de um raio-x de todo o sistema de abastecimento do Agreste, facilitando a localização de possíveis problemas técnicos e vazamentos na rede de tratamento.
Em Alagoas, o saneamento básico é regulado em 35 municípios: Arapiraca, Craíbas, Lagoa da Canoa, Olho D’Água Grande, Igaci, São Brás, Feira Grande, Girau do Ponciano, Coité do Noia, Campo Grande, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Cacimbinhas, Monteirópolis, Olivença, Maravilha, Carneiros, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Batalha, Piranhas, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Delmiro Gouveia, Campestre, Messias, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Palmeira dos Índios e Japaratinga.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


