Brasil
Renan cobra aprovação de proposta que proíbe contingenciar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública
A aprovação da proposta que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi cobrada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) durante a sessão de retorno dos trabalhos parlamentares no Senado Federal. O texto está na pauta do plenário e já é tratado como prioridade pela Casa. Para Renan, é preciso vincular esses recursos à aplicação na segurança ou o governo sempre vai contingenciar.
– Enquanto perdurar essa crise, essa violência e essa criminalidade, nós precisamos vincular, sim, a utilização dos recursos desse fundo, mesmo que seja temporariamente – defendeu. O assunto entrou na pauta da sessão desta terça-feira, 6, quando alguns senadores se posicionaram contra os constantes contingenciamento dos recursos para a área de segurança. Uma sessão deve ser realizada em breve pelo Senado para debater a questão.
Quem primeiro se posicionou contra o contingenciamento foi a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Para ela, algumas questões referentes aos estados não podem ser resolvidas pelo Senado, mas afirmou esperar que a Casa se concentre nas questões em que pode colaborar. Ela lembrou que os recursos da segurança são frequentemente contingenciados. Somente em 2017, o contingenciamento foi de quase 50% do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Em 2017, foram quase R$ 2 bilhões que deixaram de ser destinados aos estados para compra de viaturas, fardamento, serviços de inteligência e até combustível, porque houve contingenciamento de recursos públicos.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel