Artigos
Economia & Mercados
Recebi, com satisfação, da Editora Saraiva o majestoso livro intitulado Economia & Mercados- Introdução à Economia – dos autores César Roberto Leite da Silva/ Sinclayr Luiz. Ambos professores universitários com larga experiência no ensino superior de diversas universidades brasileiras. E, portanto, merecedores de atenção pela contribuição colocada à disposição dos alunos do curso de Ciências Econômicas.
Trata-se, portanto, de um trabalho científico capaz de dirimir dúvidas e, ao mesmo tempo, capacitar o alunado no tocante ao ensino-aprendizagem. Linguagem acessível a todas as classes sociais e, principalmente, àqueles incipientes no trato com a ciência severa da escassez.
O Sumário, por sua vez, fora trabalhado no sentido de enfocar as questões de forma didática sem a necessidade do uso do economês. E, sendo assim, a abordagem tem início e fim de maneira altamente didática. Merece, pois, detalhar os assuntos a fim de que o alunado fique à vontade de promover uma leitura acurada.
Por contra disso, começa com a definição e objeto da Economia, A Economia como ciência, Os problemas da natureza econômica, O sistema econômico, contabilidade nacional, consumo & Poupança, Determinação da renda e do nível de atividade, Introdução à Teoria Monetária, O crédito e o sistema financeiro, Inflação, Economia Internacional, Evolução da Teoria Microeconômica , Teoria Elementar da Demanda, Teoria Elementar da produção, O mercado, Mudanças no preço de equilíbrio, Taxa de Câmbio e o regime cambial brasileiro e, finalmente, Globalização do sistema financeiro internacional.
Dir-se-ia que o livro é deveras muito importante à formação da estudantada. E, por conseguinte, os escritores estão de parabéns pela iniciativa de trazer à tona uma obra de fôlego destinada àqueles que abraçaram uma profissão promissora. O economista moderno tem que ter sólida formação acadêmica, conhecimento da língua inglesa e, principalmente, experiência no mercado de trabalho quer como estagiário, quer como cientista inserido no mercado globalizado.
Diga-se, de passagem, no final de cada capítulo o consulente tem à sua disposição um glossário, isto é, um resumo detalhado do assunto ventilado. Por exemplo, o que são bens tangíveis ( têm forma física), os fatores de produção: (trabalho, capital, recursos naturais (rio/ energia) e mão-de-obra que é a força empregada na elaboração de um bem e/ou serviço ( consulta médica/odontológica) e assim sucessivamente.
Quando se fala em aprender Economia, torna-se imperativo haver o interesse do alu-no pela ciência que fora criada em 1776 por Adam Smith. Dessa forma, cria-se uma expectativa que deve despertar no aluno aprender de forma sistemática. Ou seja, começar pela base das informações. Depois, da graduação é recomendável fazer mestrado/ doutorado àqueles que pretendem ser professores universitários.
Nesse sentido, passo a informar ao leitor conceitos que aprendi com o Professor de Titular por mais de uma década.Por exemplo, tipos de mercados existentes no mundo empresarial. Monopólio,uma só empresa oferecendo à população um só bem ou serviço. Deixando, assim , o consumidor sem opção de compra. Oligopólio, são várias empresas produzindo bens muitas vezes iguais. Carros, refrigerantes, geladeiras e outros produtos essenciais ao consumo .Na economia globalizada,a China vende seu produto ao Brasil com menor preço. Consequentemente, o consumidor opta a comprar o produto que cabe dentro de sua renda. Recomendo, pois, a leitura da obra que conheço de perto.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel