Alagoas
Outono tem início nesta terça-feira (20) com previsão de tempo seco

Alagoas se despede da estação do verão e recebe o outono nesta terça-feira (20), a partir das 13h14, com a perspectiva de um cenário ainda com sol, porém com a tendência de diminuição das temperaturas a partir de abril. A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estima um outono com chuvas dentro da normalidade em todas as regiões até o final da estação, que finaliza em 21 de junho.
O início do outono não tem grandes alterações climáticas em Alagoas, segundo informações do meteorologista da Sala de Alerta, Vinícius Pinho. “Nos primeiros 30 dias, os alagoanos poderão esperar o tempo bastante seco e altas temperaturas. Isso ocorre porque aqui no Nordeste as estações do outono e primavera não são bem definidas”, explica o meteorologista.
Período chuvoso
Alagoas começa a sentir uma mudança significativa a partir da segunda quinzena de abril, quando o período chuvoso inicia. O vento começa a soprar de Sudeste trazendo ar mais úmido para o litoral alagoano e com isso as temperaturas tendem a cair.
O período chuvoso está inserido nas estações do outono e inverno. Nessa época ocorre a incidência das “ondas de leste”. O meteorologista esclarece ainda que esse fenômeno traz chuvas regulares, porém sem descartar a possibilidade de eventos extremos de chuva forte e concentrada até a primeira quinzena do mês de agosto, época em que encerra o período chuvoso em Alagoas.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores