Política
Senador Renan recebe líderes da agricultura familiar em Alagoas
O senador Renan Calheiros recebeu nesta segunda-feira (19), na sede do MDB em Maceió, representantes dos agricultores familiares que lhe foram pedir apoio para a adoção de políticas públicas reivindicadas pelo setor.
A reunião contou com a presença da deputada estadual Jó Pereira (MDB), do presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, do presidente da Emater, Elizeu Rêgo, e do O presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão.
A lista de políticas públicas apresentada pelos agricultores ao senador Renan tem cinco pontos principais:
– Lançamento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Estadual;
– Tratores, para que os agricultores possam trabalhar a terra para o plantio das sementes que serão distribuídas pelo governo do Estado;
– Lançamento do PNAE (merenda escolar) em parceria com a Emater, dentro da política de adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar alagoana para se incorporarem ao cardápio das escolas estaduais;
– Entrega de títulos da terra por parte do Iteral aos agricultores da região de Arapiraca; e
– Gestões junto à agência Desenvolve, do governo do Estado, para aporte de mais recursos às cooperativas de crédito que fomentam a agricultura familiar em Alagoas.
Segundo a presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Alagoas (Coopcral), Michele Santos, são mais de cinco mil associados nas três cooperativas de crédito que atuam nas regiões do Agreste e do Sertão de Alagoas. Além da Coopcral, que tem sede em Arapiraca, fazem parte a Coocreal, em Pão de Açúcar e a Coopeagri, no município de Igaci. Ela defendeu um maior aporte de crédito por parte da Desenvolve para as cooperativas.
Já a presidente da Unicafes, Maria José, pediu apoio ao senador Renan para viabilizar ações que considera importantes para os agricultores familiares junto ao governo do Estado. Ela citou a doação de equipamentos como tratores, caminhões-baú com refrigeração, a compra de produtos da agricultura familiar através do PAA e do PNAE estaduais, entre outros. “O agricultor familiar é quem está sustentando os municípios”, disse Maria José.
O senador Renan se comprometeu a continuar apoiando, junto aos governos estadual e federal, os pleitos da agricultura familiar em Alagoas. Nos próximos dias, novas reuniões deverão ser agendadas com o governo do Estado para definir uma pauta positiva para o setor e o atendimento dos pleitos apresentados.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar