Alagoas
Uneal lança edital de vestibular para o Curso de Licenciatura Indígena 2018

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) divulgou, nesta quarta-feira (28), o edital para o vestibular do Curso de Licenciatura Indígena (Clind) 2018. São 280 vagas, divididas proporcionalmente para as treze etnias, distribuídas nos campi III – Palmeira dos Índios e V – União dos Palmares, para os cursos de Pedagogia, Letras, Geografia, História e Matemática.
O Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind) é um programa realizado pelo Ministério da Educação (MEC), numa iniciativa conjunta da Secretaria de Educação a Distância, Alfabetização e Diversidade (Secadi) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), cujo principal objetivo é apoiar financeiramente cursos de licenciatura especificamente destinados à formação de professores indígenas, por meio de licenciaturas interculturais.
Esta é a segunda ação do gênero no Estado. A Uneal é a primeira Universidade de Alagoas a realizar o programa e já formou oitenta índios. Essa nova edição será operada com recursos do Fundo de Combate à Pobreza de Alagoas (Fecoep). Serão 280 índios a serem atendidos nas licenciaturas de Pedagogia, Letras, Geografia, História e Matemática para as 13 etnias do Estado.
Desse modo, o reitor Jairo Campos agradece e parabeniza o Governo do Estado pelo investimento e pela credibilidade conferida à Uneal em contribuir com a valorização de povos historicamente excluídos do processo de desenvolvimento do país. “Temos uma dívida enorme com esses povos”, afirmou Campos.

Uneal é a primeira Universidade de Alagoas a realizar o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Foto: Ilustração)
Do mesmo modo, Jairo Campos agradece ao Fórum de Educação Indígena de Alagoas, por meio de seus pajés e caciques pela confiança na Universidade Estadual de Alagoas e pela abertura no diálogo que visa a educação e a compreensão de uma importante fase histórica em Alagoas e no Brasil.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5SEGUNDO JORNAL
Preso em Maceió, Collor ganha sala da diretoria como cela