Política
Doria autoriza instalação de bandeiras do Brasil em pontes sem consultar Conpresp
Na última semana, quem passou pelas pontes das Bandeiras, na zona norte de São Paulo, além das pontes Estaiada e Morumbi, na zona sul, encontrou várias bandeiras do Brasil hasteadas nas construções. O autor da ação foi o movimento “Eu Amo o Brasil”, que se define como uma associação sem fins lucrativos e apartidária de “resgate ao patriotismo”.
A instalação foi autorizada pela Prefeitura de São Paulo, que não consultou o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Em nota, a gestão do prefeito João Doria (PSDB) disse que o responsável pelo projeto deve submetê-lo ao Conpresp. “Caso o conselho não aprove o pedido, as bandeiras poderão ser retiradas, uma vez que trata-se de instalação provisória”, informa a administração municipal.
De acordo com o site do “Eu Amo o Brasil”, a iniciativa faz parte de uma campanha chamada “Embandeirando SP”, que teve início em 2017, e pretende instalar 255 bandeiras na capital. Com a justificativa de promover o patriotismo, só este ano, já foram instaladas 19 itens.
Em fevereiro, a Ponte Imigrante Nordestino, na Marginal Tietê, recebeu 40 bandeiras. Na última terça-feira, 27, a Ponte Morumbi ganhou outras 40. Um dia depois, na quarta-feira, 28, foi a vez da Ponte Estaiada, que recebeu um mastro de 31 metros de altura com bandeira de 54m2. No mesmo dia, a Ponte das Bandeiras recebeu o maior aporte até então: 54 itens.
No ano passado, o movimento hasteou 12 bandeiras na Ponte Cidade Jardim, na Marginal do Pinheiros; 28 na Avenida Brasil e uma no Centro Educacional Unificado de Paraisópolis (CEU).
Segundo o movimento, o objetivo é instalar bandeiras em 28 pontes nas Marginais do Tietê e do Pinheiros. O perfil no Facebook divulga fotos e vídeos das ações e divulga reportagens que exaltam o Brasil e os brasileiros.
Autor: Marina Dayrell e Juliana Diógenes
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


