Variedades
Marca queridinha de fashionistas está encalhada nas lojas
De acordo com apuração do site Highsnobiety, as vendas da marca francesa Vetements não param de cair. “Do ponto de vista do varejo, a Vetements está morta”, disse um buyer profissional que define o que será vendido em multimarcas anônimo. “Nas últimas duas estações, ninguém está nem olhando para a grife. As vendas tiveram uma queda dramática, chegando ao ponto de vermos peças em outlets com descontos de 60 a 70%”, falou ele à publicação.
Outros buyers endossaram a afirmação, dizendo que os preços das roupas da Vetements são altos demais para a qualidade que oferecem. “Os clientes têm preferido comprar Balenciaga, que oferece looks parecidos por um valor menor e qualidade maior”, escreveu o Highsnobiety. Desde 2015, a Balenciaga tem como diretor criativo o estilista georgiano Demna Gvasaglia, que é também o nome por trás da Vetements.
Criada em 2009 por Gvasaglia, a etiqueta ganhou status de “grife do momento” e conquistou uma série de admiradores ao redor do mundo – pense em nomes como Kendall Jenner, Rihanna e Kanye West. O jornalista americano Tim Blanks, do Business of Fashion, chegou a definir a Vetements como “a marca pela qual o mundo da moda estava esperando”.
Flertando com a moda das ruas, o estilista soube bem como traduzir a vontade dos jovens em suas roupas. Acontece que muito do sucesso da grife foi pautado na ironia das suas criações. Exemplo disso é a série de itens com logo da DHL, uma empresa de entregas alemã; ou o jeans com uma abertura traseira, feito em parceria com a Levi’s. Tudo a preços altíssimos: uma camiseta da DHL custava 200 dólares, enquanto a calça poderia ser comprada por 1.360 dólares. Por uma camiseta com o rosto do rapper Snoop Dogg estampado, a marca chegou a cobrar 924 dólares.
À medida em que o fator novidade está passando, a Vetements vai perdendo a atenção do público – e isso se reflete nos números do faturamento. A marca ainda não se posicionou oficialmente sobre a informação.
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