Política

Comissão da Câmara cobra investigações sobre ação da polícia em Curitiba

08/04/2018
Comissão da Câmara cobra investigações sobre ação da polícia em Curitiba
Na avaliação da comissão, os atos podem ser considerados ameaça ou violação de direitos humanos

Na avaliação da comissão, os atos podem ser considerados ameaça ou violação de direitos humanos

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados recebeu denúncia sobre os atos de violência ocorridos após a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal (PF) em Curitiba, na noite de sábado, 7, e formalizou pedidos de investigação a autoridades estaduais e federais.

Segundo nota veiculada no site do PT, o presidente da CDHM, deputado federal Paulo Santos (PT-SE), conhecido como Paulão, está a caminho de Curitiba para iniciar as diligências.

“A Polícia Federal lançou bombas de cima do edifício e a Polícia Militar usou balas de borracha contra os manifestantes pró-Lula”, afirma a nota. Rojões disparados pelos opositores contra o helicóptero que transportava o ex-presidente até a superintendência da PF também estão entre as queixas presentes na denúncia.

Na avaliação da comissão, os atos podem ser considerados ameaça ou violação de direitos humanos, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, artigo 32, informa o PT.

O ofício com pedido de investigação foi encaminhado para as seguintes autoridades: Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública; Raquel Dodge, Procuradora-Geral da República; Cida Borghetti, Governadora do Estado do Paraná; Julio Cezar dos Reis, Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná; Ivonei Sfoggia, Procurador-Geral de Justiça do Paraná; Rogério Augusto Viana Galloro, Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal.

Autor: Nayara Figueiredo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.