Alagoas
Gestão nos presídios alagoanos inspira produção de excelência na Ufal

A oferta de ensino nas prisões de Alagoas tem ganhado cada vez mais evidência no meio acadêmico. Recentemente, uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida por estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o auxílio da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), foi premiada com a excelência acadêmica. A aceitação foi tão positiva que gerou uma disciplina eletiva no Centro de Educação (Cedu) da Ufal.
Com o tema “Políticas Públicas para a Educação no Sistema Prisional: da Legislação às Ações Implementadas no Estado de Alagoas”, o projeto aprofunda a temática sobre o cárcere, muda a perspectiva sobre o assunto e produz estudos e conteúdos direcionados.
Maria da Conceição Valença, professora-adjunta do Cedu, destaca a importância da parceria com a Seris. “Ambas as instituições têm como finalidade esse trabalho de humanização. Entendo a parceria com a Seris como um salto qualitativo em Alagoas. A gerência de Educação, por exemplo, tem nos motivado cada vez mais a desenvolver novas atividades”, comenta.
Para o gerente de Educação, Produção e Laborterapia, agente penitenciária Andrea Rodrigues, a parceria com a Universidade Federal representa uma grande conquista para aqueles que fazem a educação nas prisões. “As pessoas terão acesso às informações sobre o sistema prisional alagoano de forma sistematizada e produzirão mais conteúdo sobre o assunto”.
Ainda neste ano, novas atividades estão sendo planejadas pela Seris para impulsionar ainda mais a educação nos presídios alagoanos. Dentre os projetos, estão: a proposta de uma especialização em educação nas prisões, assim como a realização do 2º Fórum de Educação nas Prisões, em dezembro.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores