Política
Projeto de Marx retira imposto de renda do 13º salário
O deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) quer isentar o imposto de renda do 13º salário. O alagoano apresentou uma proposta na Câmara dos Deputados (ver link do Projeto de Lei 1099/18) para retirar a cobrança do tributo da gratificação, que pode impactar em mais de um quarto do valor do benefício.
Marx destaca que o salário anual extra dos trabalhadores é uma garantia constitucional para beneficiar os assalariados que contribuíram por 12 meses com a previdência, imposto de renda e outros impostos.
“Entendemos que não é justo onerar esse benefício do assalariado, que já trabalha quase metade do ano para pagar diversos impostos, além do IR. A Constituição não tinha a intenção de tributar a gratificação do trabalhador, quando incluiu essa previsão no Artigo 7º”, argumenta.
O parlamentar argumenta ainda que a aplicação da tabela progressiva do tributo não é corrigida há vários anos, o que penaliza ainda mais o contribuinte.
“Sem dúvidas, a desoneração do décimo terceiro salário trará maior justiça fiscal ao nosso Sistema Tributário, que já onera pesadamente o trabalho assalariado”, conclui o deputado, que divulgou um vídeo pelas redes sociais explicando o projeto.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas



