Política
CNJ rejeita afastar juiz que mandou prender Garotinho e Rosinha
![CNJ rejeita afastar juiz que mandou prender Garotinho e Rosinha](http://img.dhost.cloud/yfEyaj43L7YRUBiefVxVD0yuvQQ=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/GarotinhoeRosinha.jpg)
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou um recurso dos ex-governadores do Rio Anthony Garotinho (PRP) e Rosinha Garotinho (Patriota) que pedia o afastamento do juiz Glaucenir Silva de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, responsável por ordenar a prisão de ambos em novembro de 2017.
Garotinho e Rosinha denunciam a conduta do juiz no episódio da prisão do ex-governador. Segundo eles, Glaucenir Silva de Oliveira teria agido de forma abusiva, ignorado laudos e pareceres médicos quando determinou a transferência de Garotinho a um hospital “inapropriado para a enfermidade que o acometia, ameaçando de prisão médicos que se insurgiam contra tal decisão”.
A filha dos ex-governadores e deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ) também assinou a reclamação disciplinar.
Eles alegaram também que o juiz teria amizade íntima com o coordenador de campanha de um adversário político de Garotinho e que isso seria uma prova de parcialidade. Afirmaram também que a conduta do magistrado é “incompatível com a dignidade, honra e o decoro de suas funções”.
O CNJ rejeitou conceder a liminar pedida e encaminhou os autos à Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral para apuração dos fatos.
Na primeira vez que analisou o caso, os conselheiros haviam concluído que não há indício de qualquer desvio conduta do juiz. Segundo destacou o relator, o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio Noronha, o CNJ apontou que o juiz Glaucenir Silva de Oliveira não deixou de cumprir com serenidade e exatidão as disposições legais e atos de ofício, assim como não houve tratamento descortês aos litigantes.
Anthony Garotinho e Rosinha foram soltos ainda no fim do ano passado. O político, agora no PRP, é candidato ao governo do Rio nas eleições de outubro.
Autor: Breno Pires
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura publica mais portarias de nomeações nesta quinta-feira
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
5EUA
Trump manterá Copa do Mundo, mas poderá dispensar México e Canadá, diz analista