Política
Alckmin não aumentará tributos para resolver déficit fiscal, diz Persio Arida
![Alckmin não aumentará tributos para resolver déficit fiscal, diz Persio Arida](http://img.dhost.cloud/Zp3PGGxuPMiCAvIn8LYwXX5fWbk=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/Geraldo.jpg)
O economista Persio Arida, coordenador do programa econômico do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, defendeu a simplificação da estrutura tributária no País para atrair investimentos e gerar competitividade.
“Reforma tributária é um tema chato, complicado e hipotético. Temos uma arrecadação tributária muito alta, que não se traduz em serviços de qualidade para a população. E temos outro problema, apesar de arrecadação alta, temos déficit elevado. Não vamos aumentar a carga tributaria para resolver o déficit. Aumento de impostos resolve temporariamente o déficit, depois surgem novos gastos”, afirmou Arida, ex-presidente do Banco Central e um dos criadores do Plano Real.
Em palestra para jovens e integrantes do PSDB, no Rio, o coordenador do programa econômico do PSDB disse que o plano de governo de Alckmin não prevê elevação de impostos, mas sim possíveis compensações. Ele lembrou que embora a carga tributária no País tenha crescido nos últimos anos, o déficit só fez aumentar.
“O que temos que fazer, pelo contrário, é reduzir a carga tributária. Temos condições de fazer isso no momento? Gostaria de dizer que sim. Mas não dá, por causa do déficit elevado”, lamentou Arida.
Se Alckmin for eleito, a equipe econômica trabalhará para tornar a carga tributária socialmente mais justa e eliminar distorções. “Precisamos atrair capitais do mundo todo para o Brasil. Tem que criar condições para atrair capitais e investimento estrangeiro”, lembrou Arida.
Segundo o economista, o objetivo é reproduzir modelos adotados mundo afora, com redução de impostos corporativos, que seriam compensados tributando lucros e dividendos.
“Tem vantagem nesse processo”, garantiu.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4ENTREVISTA
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro promete retirar Brasil do BRICS e da OMS caso volte ao poder
-
5JUSTIÇA
Palmeira dos Índios: Atuação do Ministério Público leva acusado de feminicídio a quase 30 anos de prisão