Política
Alckmin teve oportunidade de demonstrar que denúncias não procedem, diz defesa
![Alckmin teve oportunidade de demonstrar que denúncias não procedem, diz defesa](http://img.dhost.cloud/Zp3PGGxuPMiCAvIn8LYwXX5fWbk=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/Geraldo.jpg)
O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, prestou os esclarecimentos necessários à promotoria e teve oportunidade de demonstrar que denúncias “não são procedentes”, afirmou nesta quarta-feira, 15, um de seus advogados, José Eduardo Rangel Alckmin.
Alckmin deixou nesta tarde a sede do Ministério Público de São Paulo, onde prestou depoimento no processo que investiga um suposto repasse de R$ 10 milhões em forma de caixa dois da Odebrecht para suas campanhas em 2010 e 2014. A audiência durou cerca de uma hora e dez minutos e o tucano deixou o prédio novamente sem falar com a imprensa.
Segundo seu advogado, o processo corre em sigilo de Justiça e a defesa ainda não teve acesso a todas as provas do inquérito, apenas ao conteúdo que já é público, como a delação dos executivos da empreiteira. Por outro lado, a defesa entendeu que até agora foram apurados “fatos insubsistentes” contra o ex-governador.
Questionado sobre se a delação seria suficiente para abrir uma denúncia, José Eduardo lembrou que o instrumento é apenas um meio para obter prova e deu como exemplo a rejeição da denúncia contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI) ontem pelo STF. “Se não forem construídas provas (contra Alckmin), não há motivo para abrir inquérito”, disse.
O advogado comentou que não se falou em novos depoimentos e que a defesa ainda não cogita pedir o arquivamento da investigação. Ele não quis opinar sobre a escolha da data do depoimento de Alckmin, no ultimo dia para inscrição das chapas à eleição. “Isso é uma consideração subjetiva, prefiro não entrar.”
Autor: Marcelo Osakabe
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4ENTREVISTA
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro promete retirar Brasil do BRICS e da OMS caso volte ao poder
-
5JUSTIÇA
Palmeira dos Índios: Atuação do Ministério Público leva acusado de feminicídio a quase 30 anos de prisão