Política
Em nota, governo brasileiro lamenta morte de Kofi Annan
Em nota divulgada neste sábado (18) pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro lamentou a morte do ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan, um “amigo do Brasil” e “um dos maiores defensores do multilateralismo.”
Na nota, o Itamaraty lembra que Kofi Annan foi o primeiro secretário-geral da ONU com origem na África subsaariana, e também o primeiro funcionário de carreira do organismo a chegar ao posto mais alto da instituição. Seu período à frente do secretariado, de 1997 a 2006, foi marcado por ações destinadas a reformar e revitalizar o organismo. Ele também deu destaque às agendas de direitos humanos e promoção da paz.
“Annan atuou com admirável habilidade diplomática como mediador de crises internacionais e formulador de uma visão de futuro sintonizada com os desafios do século XXI”, diz a nota. “Soube equilibrar os atributos de independência da ONU com o desafio de conciliar os interesses de seus estados membros.”
Um fato marcante ocorreu em 2005, quando mais de 170 chefes de estado e governo se reuniram na Cúpula Mundial, na qual “reafirmaram seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançaram as bases para a criação da Comissão de Consolidação da Paz e do Conselho de Direitos Humanos, e sublinharam a necessidade de reformar o quanto antes o Conselho de Segurança.”
O ex-secretário geral esteve diversas vezes no Brasil. Ele tinha entre seus mais próximos colaboradores o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em 2003 num atentado à sede da ONU em Bagdá.
“Sua reconhecida autoridade moral o levou a continuar a atuar em favor de um mundo mais pacífico e justo até os últimos dias”, diz a nota, ao expressar solidariedade à família de Annan e à ONU e seus funcionários.
Autor: Lu Aiko Otta
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
3NO AGRESTE
Aprovados em concurso de Feira Grande denunciam morosidade nas nomeações
-
4IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
5FOLIA XUCURÚ
Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia edital de apoio ao Carnaval 2025 com incentivo financeiro para blocos de rua; veja valores