Alagoas
Assistente virtual do Já! realiza mais de 60 mil atendimentos por mês

Em poucos meses de trabalho, a Jaque, assistente virtual do Já!, tem conseguido mostrar que não brinca em serviço. A ferramenta, que esclarece dúvidas relacionadas às Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, realiza mais de 60 mil atendimentos por mês e vem facilitando a prestação de serviços no Estado.
Desenvolvida por meio de uma parceria gratuita entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Ilhasoft, empresa alagoana especializada na criação de aplicativos e outras soluções virtuais, a Jaque faz uso da inteligência artificial para realizar atividades preestabelecidas. Ela entende as intenções dos usuários e propõe soluções a problemas e dúvidas frequentes.
“A Jaque está ligada à interface de programação do Guia de Serviços, por isso tem acesso às informações da plataforma e consegue repassar para a população de maneira personalizada. Com ela, proporcionamos mais praticidade, otimizamos a experiência do cidadão que busca dados dos serviços do Governo na internet e evitamos que os usuários acabem dando viagens perdidas por inconsistência de informações”, explica o superintendente de Atendimento ao Cidadão da Seplag, Alexandre Norberto.
De acordo com Norberto, a assistente leva uma média de dois segundos para responder aos usuários e já realiza emissão do documento de arrecadação do IPVA durante o bate-papo com os cidadãos. Segundo os dados da Seplag, as informações mais requisitadas pelos usuários que conversam com a ferramenta estão ligadas à emissão de documentos e a serviços prestados por órgãos como o Detran e a Casal.
“Temos feito um trabalho de alinhar cada vez mais nossas diretrizes com os órgãos parceiros, para que iniciativas como essa tenham efetividade e sejam, de fato, proveitosas à população. O intuito é utilizar as inovações em favor da prestação de serviços públicos e proporcionar ainda mais facilidade aos cidadãos”, afirma o superintendente.
Para tirar dúvidas com a assistente virtual do Já!, basta acessar servicos.al.gov.br.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
4CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição