Alagoas
Museus da Uneal tornam-se Pontos de Cultura em AL

Os espaços de memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva e Artesão Fernando Rodrigues dos Santos da Universidade Estadual de Alagoas foram reconhecidos como Pontos de Cultura pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal. A confirmação foi enviada pelo órgão, no início deste mês, ao diretor do Sistema de Museus da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa.
O Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva é um Museu de Arte Popular da UNEAL com acervo formado por artefatos dos artistas da Comunidade Remanescente de Quilombo Muquém, em União dos Palmares.
Já o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos está localizado, na Ilha do Ferro, município de Pão de Açúcar, e disponibiliza aos visitantes esculturas em madeira, bancos, cadeiras, bonecas de pano e bordados, técnicas – boa noite, redendê, ponto cheio e labirinto, produzidas no Baixo São Francisco.
Os museus foram idealizados pelo professor Jairo José Campos da Costa, e concretizados com recursos da Uneal e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e estão ligados ao Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais Populares (NUPLAV), cadastrado no CNPQ. Ambos foram criados por resoluções do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas, em julho de 2016, e estão cadastrados no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
“Nossa missão é exibir e valorizar a tradição destas comunidades. Torná-los ponto de cultura é o reconhecimento, por parte dos órgãos federais, de que promovemos o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural brasileira”, ressaltou Jairo Campos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
3FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor