Alagoas
Praia do Carro Quebrado é atração turística no Litoral Norte de Alagoas
10/06/2019


A Barra fica bem pertinho da capital Maceió, a cerca de 37 Km, e se durante anos ficou fora do mapa turístico da região Norte de Alagoas, agora é roteiro certo, graças à iniciativa da gestão municipal que tem investido na divulgação, estruturação e no destino Barra como parada obrigatória para nativos e visitantes vindos de todos os cantos do Brasil e de outros países. É lá onde está aquela que é considerada uma das sete praias mais bonitas do País, o Carro Quebrado.
A praia fica no bucólico povoado Ilha da Crôa, e o acesso é possível de carro ou barco. Para tornar esse espaço de natureza visitado por quem vem a Alagoas a passeio, a prefeitura da Barra vem investindo em ações de turismo, que agreguem desenvolvimento econômico com preservação ambiental.
“Trabalhamos inicialmente na reestruturação de áreas básicas, como saúde, educação, ação social, infraestrutura da cidade, que hoje conseguem atender satisfatoriamente à população. Posteriormente, iniciamos investimentos no turismo como fonte de desenvolvimento e fortalecimento da economia local, gerador de emprego e renda”, afirma a prefeita da Barra, Emanuella Moura (PSDB).
Um dos primeiros passos neste sentido foi a criação, em 2017, da Secretaria Municipal de Turismo, a primeira da história da Barra de Santo Antônio, município potencialmente turístico. “As belezas naturais, a gastronomia, o artesanato da Barra há muito já exigiam uma política própria voltada ao turismo”, enfatizou a prefeita. Para ocupar o cargo de secretário foi nomeado Ronaldo José Lessa Campos.
No final de semana que passou, a convite do secretário e do restaurante Capitão Nikolas, ponto turístico da Barra, a prefeita Emanuella e a deputada estadual Cibele Moura (PSDB) participaram, juntamente com secretários municipais, vereadores, e empresários da cidade, de um passeio na piscina natural de Carro Quebrado. “Mar mais bonito não há e é preciso integrarmos nossas visões e ações no fortalecimento do turismo local, tendo como alvo o desenvolvimento econômico do município”, afirma Emanuella.
Para a deputada Cibele Moura, fortalecer o turismo é fortalecer a economia local, assegurando renda para boa parte da população do município litorâneo que tem no setor uma das principais fontes de economia. “E isso vem sendo feito na Barra com muito compromisso e empenho. O turismo do município vive hoje outra realidade”, afirma a parlamentar, ao destacar o empreendedorismo que o setor também proporciona. “Ganham todos, do guia turístico, ao vendedor de água de coco, de petiscos, o artesão e o empresário, dono de hotel e pousada. Essa é a saída para o crescimento da economia e isso a prefeitura tem feito”, destaca Cibele.
Os investimentos no turismo e divulgação do Carro Quebrado não param. Em abril deste ano o nome do local foi levado para a 7ª edição do badalado Minas Trend, com uma coleção produzida pela artesã e digital influencer Endy Mesquita denominada “Crôa”. As peças, recheadas de estilo, puderam ser vistas e adquiridas na feira de Minas Gerais e em diversos pontos turísticos de Alagoas e do Brasil. “São parcerias como essa que fizemos com o ateliê da Endy que nos ajudam na divulgação do destino Barra. Vamos fortalecer ainda mais essas iniciativas”, assegura Emanuella Moura.
ORIGEM – Existem algumas teorias sobre o nome. Algumas pessoas dizem que, em razão do difícil acesso, o carro de um casal atolou no percurso, foi abandonado e corroído pela maré alta. Outras versões da história contam que esse mesmo casal teria ido namorar à noite na praia e não conseguiu voltar depois que o carro quebrou. Daí, Carro Quebrado, que até hoje é visto em uma réplica por quem passeia no local.
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados
-
3ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios