Alagoas
Entrada de processos da Juceal tem crescimento de 12% no primeiro semestre

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) anotou um crescimento de 12% na entrada de processos empresariais durante o primeiro semestre do ano. Ao todo, foram protocolados 18.164 processos ligados a abertura, alteração e baixa de negócios, além dos considerados eventos exclusivos, aqueles que não interferem nas entidades integradas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Se em relação aos primeiros seis meses de 2018, que contou com 16.177 processos, o aumento é notável, quando comparado ao mesmo período de anos anteriores, o crescimento mostra a influência das ações de expansão promovidas pelo órgão alagoano de registro. Em relação a 2017, a elevação é de 19%; quanto a 2016, é de 31%.
O presidente da Juceal, Carlos Araújo, frisa que, mesmo com o grande aumento na entrada de processos, o órgão mantém a análise das documentações dentro do prazo previsto de até 48h após a protocolização.
“Esse crescimento mostra a eficiência de um serviço como o Juceal Express, que facilita muito o trabalho principalmente do cliente do interior, que não precisa se deslocar a Maceió. Se a entrada é simplificada, também temos que ser eficientes na resposta em relação à análise e temos feito isso, com os processos singulares sendo zerados diariamente”, evidenciou ao citar os processos que representam 90,3% do total.
Atualmente existem 30 unidades do Juceal Express em funcionamento em todo o estado, sendo elas responsáveis pelo recebimento de processos e disponibilizando serviço similar ao feito na sede. Dessas, quatro estão disponíveis em Maceió.
Além dos pontos descentralizados para protocolização de forma física, a Juceal oferece a entrada online, por meio do Portal Facilita Alagoas, para as naturezas jurídicas empresário individual, sociedade limitada e empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli). E o presidente ressalta que o próximo passo é tornar mais habitual esse tipo de protocolização, o que, segundo o gestor, aumentaria ainda mais os quantitativos de entrada de processo.
“Os números são positivos, mas podemos ir além. A entrada online é o futuro e deve ser mais utilizada. Estamos caminhando para que os processos sejam protocolados somente pelo Facilita Alagoas, o que dá ainda mais celeridade à documentação”, explica.
Quando protocolados, os processos são digitalizados e caminham de forma online pelo fluxo da Juceal. Após o deferimento, a documentação autenticada é disponibilizada no Portal Facilita Alagoas, assim como os campos para solicitação do licenciamento perante órgãos como Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
3DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados
-
4OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Bia Miranda quebra o silêncio sobre acidente e fim de namoro com Gato Preto