Cidades
Hemoal não abre para doação de sangue neste sábado (2), feriado do Dia de Finados

Para doar sangue é necessário no mínimo ter 16 anos de idade (Foto: Carla Cleto)
A unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), no bairro Trapiche, não abrirá para doação de sangue neste sábado (2), feriado nacional do Dia de Finados. Mas as maternidades e hospitais estarão abastecidos, uma vez que o Núcleo de Dispensação de Sangue irá funcionar normalmente.
Na segunda-feira (4), o órgão volta a atender aos doadores em seu horário habitual, das 7h às 18h. Já o Hemoal Farol, localizado no Hospital Veredas, abre das 8h às 11h. No interior, o Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barboza, também abrirá no horário habitual, das 7h30 às 17h30.
Segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue devem ter boa saúde, peso superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Também é necessário comparecer aos postos de coleta portando um documento de identificação com foto.
Quanto aos menores de18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis para autorizar a doação. Os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos ficam impedidos de doar.
As gestantes e lactentes também não podem se candidatar à doação durante o período em que estiverem amamentando. No caso dos doadores que irão repetir o procedimento, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


