Alagoas
Mutirão agenda mais de 500 cirurgias e próxima etapa acontece no Jacintinho
A III etapa do Mutirão de Triagens para Cirurgias, realizado no bairro Clima Bom, em Maceió, atendeu 1.422 pessoas e agendou 567 procedimentos. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), foi iniciada na quinta (16) e concluída no sábado (18), reunindo alagoanos da capital e do interior do Estado.
O esforço foi planejado pelos técnicos da Sesau como uma forma eficaz de diminuição das filas para cirurgias de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica. O projeto também contempla a realização de cirurgias para retirada de mioma e de pedra na vesícula.
Uma das beneficiadas pela iniciativa foi Rosa Duarte, que aguardava por sua cirurgia há três anos. “A minha expectativa foi superada. Com todo esse atendimento no programa Mutirão de Cirurgias, percebi que o Governo de Alagoas demonstra que saúde é prioridade. A minha cirurgia está marcada para fevereiro. Tudo resolvido em apenas alguns minutos”, salientou.
Assim como nas edições passadas, durante a etapa do Clima Bom foi montada a “Cidade da Saúde” para a realização de exames de sangue, ultrassom e raios-x. “Os pacientes realizaram um ciclo completo de exames e já saíram com a cirurgia devidamente agendada. Esse modelo agiliza o processo e traz segurança e tranquilidade para a população”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Segundo a assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto, os números confirmam a confiança da população e atestam o esforço da gestão estadual em assegurar o acesso à saúde para todos os alagoanos. “Muitas pessoas atendidas pelo Mutirão de Triagem para Cirurgias estavam há anos esperando para realizar procedimentos importantes para o seu bem estar”, ressaltou.
Próxima etapa – A IV etapa do Programa Mutirão de Cirurgias será realizada no bairro Jacintinho, em Maceió, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Para participar da ação, o usuário deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. “É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios”, lembrou Geonice Peixoto.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana
-
5SAÚDE
Alagoas recebe 49 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas

