Economia
Opep+ atrasa reunião com oposição da Rússia a novo corte na oferta
A Opep+ – formada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e por dez aliados que não pertencem ao cartel, incluindo a Rússia – atrasou a reunião prevista para esta sexta-feira em Viena, diante da resistência dos russos em aceitar um novo corte na produção coletiva do grupo, segundo fontes com conhecimento do assunto.
Ontem, a Opep recomendou que a Opep+ fizesse um corte adicional de 1,5 milhão de barris por dia (bpd) em sua produção até junho, em resposta à epidemia de coronavírus, que tende a prejudicar a demanda pelo petróleo. Segundo a proposta, a Opep se responsabilizaria por uma redução de 1 milhão de barris e os aliados da Opep+, pelos 500 mil bpd restantes.
A Rússia, porém, insiste em estender o corte atual, sem implementar uma redução adicional, e aguardar até junho antes de considerar quaisquer restrições além das que já foram estabelecidas na reunião de cúpula de dezembro último, disseram as fontes.
“Eles (os russos) dizem que um corte mais profundo não é a resposta, que estamos sendo muito reativos”, comentou um delegado da Opep.
Em vez de mais cortes, a Rússia propõe algum tipo de pacote de estímulo econômico, semelhante ao anunciado pelo governo chinês há algumas semanas, detalharam as fontes. Fonte: Dow Jones Newswires.
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Em meio à invasão de torcedores, Sampaoli admite interesse no Santos: 'Um grande desafio'
-
2POLÍCIA
Preso suspeito de envolvimento em morte de agiota encontrado carbonizado em Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Blog do Kleverson: Prefeita sobe ao palco, canta com ídolo, faz autopromoção e quem paga a conta da fã amada é o Povo
-
4INVESTIGAÇÃO
MP abre inquérito para investigar permuta irregular de imóvel em terra indígena em Palmeira dos Índios
-
5DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados