Economia
BC do Canadá corta taxa básica de juros a 0,25%, de forma extraordinária
Em mais uma reunião extraordinária, o Banco do Canadá (BoC) cortou sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 0,25%, citando objetivo de “apoiar o sistema financeiro canadense e a economia durante a pandemia de Covid-19”. A instituição também reduziu a taxa bancária, de 1% a 0,5%, e de depósito, de 0,5% a 0,25%.
Em comunicado, a autoridade monetária anunciou ainda um programa de compra de commercial papers, cujo valor não foi revelado.
Além disso, o BoC irá adquirir 5 bilhões de dólares canadenses, por semana, no mercado secundário até que a economia do país se recupere. “O Banco está monitorando de perto as condições financeiras e econômicas, em coordenação com outros bancos centrais do G7 e autoridades fiscais”, destaca a instituição em nota.
O BoC ressalta que o coronavírus está impondo “sérias consequências” à atividade econômica do país, ao mesmo tempo em que os preços de petróleo registram quedas abruptas. “O intuito da decisão de hoje é apoiar o sistema financeiro com seu papel central de prover crédito à economia e de estabelecer o caminho para o retorno à normalidade econômica”, salienta.
Autor: André Marinho
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
4POLÍTICA
Arthur Lira assume protagonismo na proposta de isenção do Imposto de Renda
-
5CONVOCAÇÃO
CSE tem primeira apresentação de base e estádio Juca Sampaio é fechado