Economia
Argentina reduz tempo mínimo de permanência com títulos negociáveis para 3 dias
O Ministério da Economia da Argentina anunciou nesta segunda-feira, 19, uma série de medidas voltadas para o mercado de capitais, com o objetivo de “favorecer” o processo de intermediação financeira e aumentar a liquidez dos instrumentos locais. Em nota, o governo de Alberto Fernández informou que a Comissão Nacional de Valores (CNV) reduziu para 3 dias o chamado “parking”, que é o tempo mínimo de permanência com valores mobiliários – ou seja, o período mínimo entre a compra e a venda de um título. Além disso, o país irá emitir US$ 750 milhões em dívida entre os dias 9 e 10 de novembro.
De acordo com o jornal La Nación, os prazos anteriores para o “parking” eram de 5 dias para residentes no país e de 15 dias para não residentes. A partir de agora, o tempo mínimo será de 3 dias para todos.
“Em suma, esse conjunto de ações possibilitará dotar o mercado financeiro de maior previsibilidade e volume, interagindo de forma virtuosa com a geração de uma trajetória econômica consistente e sustentável”, diz o documento divulgado pelo Ministério da Economia, que é comandado por Martín Guzmán. O órgão também adiantou que o Banco Central da República da Argentina (BCRA) irá alterar regras para “promover o funcionamento de emissões locais nos mercados regulamentados argentinos”.
O Ministério destacou que tem observado uma “deterioração das expectativas” nas últimas semanas no país, mas que tem “trabalhado firmemente” no refinanciamento da dívida com órgãos multilaterais de crédito. “No processo mencionado, o diálogo com o FMI Fundo Monetário Internacional encontra-se em fase de interação construtiva”, diz outro trecho do documento.
Autor: Iander Porcella
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

