Economia
Furnas realiza 1º leilão de compra no mercado livre e contrata 15 empreendimentos
Pela primeira vez na sua história, Furnas realizou um leilão para compra de longo prazo de energia elétrica incentivada de novos empreendimentos de fontes eólica e solar no ACL (Ambiente de Contratação Livre). A empresa contratou, na quinta-feira, 12, energia de 15 empreendimentos solares por um prazo de 15 anos, para comercialização a partir de 2024.
A negociação acontece em um momento em que a Eletrobras, controladora de Furnas, está na fila de privatização, sendo um dos argumentos para a venda a falta de recursos para investimentos na expansão do sistema elétrico brasileiro. Com a aquisição no mercado livre, os investimentos serão feitos por terceiros, o que reduz a pressão no caixa da companhia.
Os empreendimentos ficam na Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba, somando um total de mil megawatts de potência instalada, com um investimento estimado pelas empresas responsáveis pelos ativos, de cerca de R$ 4,1 bilhões.
“Com o resultado bem sucedido do leilão, Furnas amplia sua carteira de energia renovável e incentivada para comercialização no mercado livre convencional e especial”, explicou em nota o superintendente de Comercialização de Energia e Transmissão de Furnas, Luiz Laércio.
Autor: Denise Luna
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
4EVENTO
Ceará sediará congresso mundial das Testemunhas de Jeová
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'


