Economia
Funchal: não aprovação da PEC fiscal para já não é fim do mundo
O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, disse nesta quinta-feira, 26, que a aprovação da PEC emergencial ou do pacto federativo, com medidas para conter o avanço das despesas obrigatórias, é instrumento importante para reduzir a incerteza até 2022. Mas ele ressaltou que uma eventual demora não comprometerá a situação do governo. “A não aprovação da PEC fiscal para já não é o fim do mundo”, disse.
Segundo Funchal, a PEC segue entre as prioridades até o fim do ano, mas eventualmente é melhor fazer um debate aprofundado em vez de aprovar algo “às pressas”. Essa estratégia não comprometeria, de acordo com o secretário, porque o Tesouro tem condições de assegurar o cumprimento do teto de gastos (regra que limita o avanço das despesas à inflação) até 2023.
No entanto, o secretário ressaltou que o Brasil precisa voltar o quanto antes à normalidade de gastos, dado que o aumento da dívida é muito significativo devido às ações de combate à pandemia. Ele voltou a frisar que o tempo para o ajuste agora ficou mais longo e, por isso, o País tem pouco espaço para novas ações em eventual segunda onda de covid-19.
“O contágio está diminuindo, mas não podemos ignorar que teve um repique. Temos que observar a tendência”, observou o secretário.
Funchal ressaltou ainda que o Tesouro está preparado para arcar com os próximos vencimentos da dívida pública. “Nosso planejamento é para não ter problema com nível de dívida”, disse.
Autor: Idiana Tomazelli e Lorenna Rodrigues
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas

