Economia
Medidas de mobilidade controlam 2ª onda na Europa mas afetam atividade, repete BC
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta quarta-feira, 16, que as medidas de mobilidade adotadas na Europa controlam a segunda onda de contaminação pela covid-19 na região, mas afetam a atividade econômica. A avaliação consta em apresentação, divulgada na internet, de Campos Neto em reunião fechada do Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).
Campos Neto também afirmou que a recuperação econômica pós-pandemia na Europa é “assimétrica entre países e setores”. Estes comentários já constaram em outras apresentações recentes do presidente do BC.
Ao avaliar a economia dos Estados Unidos, o presidente do BC afirmou que o nível de emprego ainda está abaixo do verificado antes da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e que as demissões no país estão crescendo.
Em relação à China, Campos Neto afirmou que a atividade econômica vem “ganhando tração, mas consumo, produção, investimento privado e mobilidade seguem aquém dos níveis pré-crise”.
Vacinas
O presidente do Banco Central citou ainda uma expectativa de que haja “ampla disponibilidade de vacinas covid-19” nos países. Na apresentação de Campos Neto, há dois gráficos mostrando os tratamentos potenciais contratados per capita entre países desenvolvidos e emergentes. São listadas as diferentes vacinas disponíveis no mercado.
A apresentação de Campos Neto está disponível no seguinte endereço na internet https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Ap_IBA_RCN_16.12.PDF.
Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
