Alagoas
Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente encerra na sexta (29)

Ação foi iniciada no dia 1º de setembro e visa contribuir para o controle e erradicação de doenças como o sarampo, meningite e rubéola. Foto: Carla Cleto
A Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) será encerrada na sexta-feira (29). A ação, iniciada no dia 1º de setembro, tem o propósito de garantir a atualização da situação vacinal e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação de doenças como o sarampo, meningite e rubéola.
Com isso, os pais de crianças e adolescentes têm até o fim desta semana para vacinarem seus filhos com as vacinas BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite) e VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite) e Febre Amarela. As crianças e adolescentes também devem ser vacinados com a Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Em Alagoas a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes ocorre nos 102 municípios do Estado e os pais ou responsáveis devem se dirigir aos postos de saúde portando a Caderneta de Vacinação. Na ocasião, segundo Laudiceia Vieira, enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), os técnicos das Salas de Vacinação irão analisar as doses que faltam ser aplicadas, visando completar o esquema vacinal preconizado para o público-alvo.
“É importante ressaltar que as crianças e adolescentes que apresentem síndrome gripal ou sintomatologia compatível para Covid-19, só podem se vacinar depois que os sintomas desapareçam. Para isso, devem ficar isoladas durante o período de 14 dias, a partir do início dos sintomas. As crianças ou adolescentes que ficaram expostos às pessoas com diagnóstico positivo para a Covid-19. também devem respeitar um intervalo de 14 dias”, explicou Laudiceia Vieira.
No caso das adolescentes que estejam gestantes, ficam proibidas de tomar os imunizantes de bactérias atenuadas ou com vírus vivos atenuados. Há contraindicações gerais para as crianças e adolescentes que tenham apresentado alergia grave a qualquer um dos componentes de uma vacina ou após uma dose tomada anteriormente, mediante orientação do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro


