Cidades
Defesa Civil de Penedo monitora nível do Rio São Francisco

Acompanhamento diário é parte das ações de prevenção para alerta de cheia
Decom PMP
A Defesa Civil de Penedo está monitorando a elevação do nível do Rio São Francisco, registro feito três vezes por dia cuja referência são as réguas instaladas ao lado do principal ponto de captação de água para o abastecimento da cidade, situada na Rocheira.
Entre os dias 15 e 20 deste mês, o nível do rio passou de 1,75 m para 2,42 metros no local onde a primeira régua que mede a altura da lâmina d’água já está submersa.
A elevação é decorrente de mais água liberada do reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL, barragem da Chesf que chega neste final de semana com vazão de 3.000 m³/s (três mil metros cúbicos por segundo).
Além de monitorar o nível do rio São Francisco, a Defesa Civil de Penedo visitou locais que historicamente são inundados por motivo de cheia, na cidade e na zona rural.

Imagem: Reprodução / Felipe Cavalcante – Prefeitura de Penedo
Caso seja necessário, a Prefeitura de Penedo disponibilizará meios para retirada de bens pessoais e tem espaços públicos para acolher eventuais desabrigados.
Segundo a CHESF, até o próximo dia 24, a vazão na região do Baixo São Francisco deve chegar a 4.000 m³/ s, sendo que o registro mais recente dessa média entre Alagoas e Sergipe aconteceu em 2009, com impacto de pouca proporção em Penedo.




Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


