Esportes
Comitê Paralímpico Internacional interpela China por censura nos Jogos de Inverno
O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), o brasileiro Andrew Parsons, declarou nesta quinta-feira, que espera explicações da televisão pública chinesa após uma aparente censura ao seu discurso durante a abertura dos Jogos Paralímpico de Inverno, em que o mandatário criticava a guerra e a invasão russa à Ucrânia.
“O século XXI é feito para o diálogo e a diplomacia, não para a guerra e o ódio. A trégua olímpica pela paz durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deve ser respeitada e cumprida, não violada. Paz!”, declarou o presidente, em discurso feito em inglês.
Mas durante a transmissão do CCTV, rede estatal chinesa, o discurso teve uma tradução suave, ao cortar algumas das ideias e termos utilizados por Parsons. “Ainda estamos esperando sua posição ou sua explicação. Estamos ansiosos para ouvir o que eles têm a dizer”, afirmou o presidente do CPI.
Até agora, a CCTV não respondeu aos questionamentos do Comitê, nem prometeu que um incidente não voltaria a acontecer. A China, país aliado à Rússia, foi uma das nações que não condenaram a invasão da Ucrânia.
Os Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim também tiveram polêmicas a respeito da presença de atletas da Rússia e de Belarus, países envolvidos na invasão à Ucrânia. Em um primeiro momento, o CPI os autorizou a participar das competições, mas mudou sua decisão após pressão dos comitês paralímpicos de cada país.
“Não acho que tenha sido uma reviravolta embaraçosa. Tomamos uma decisão, então nossos membros disseram: ‘Escutem, não é suficiente, queremos que vocês analisem novamente com base em diferentes elementos’. Não me arrependo da primeira decisão. E não me arrependo da segunda decisão. No final, tomamos a decisão certa”, disse Parsons nesta quinta-feira.
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
